Participação da AEAA em palestras, reuniões e atividades na 75ª SOEA-AL

Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2018, em sua 75ª edição, tem como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. A 75ª Soea foi realizada em Maceió (AL), de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Entre profissionais, estudantes, pesquisadores, cientistas e lideranças classistas, cerca de 3 mil pessoas prestigiaram, na noite desta terça-feira (21/8), a abertura da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – a primeira da atual gestão do Confea. Empossado em janeiro último, o presidente Joel Krüger destacou, em seu discurso de abertura, a importância do diálogo com os diversos órgãos do governo e outras instituições. “Precisamos mostrar que a nossa engenharia, nossa agronomia, nossas geociências são alavancas propulsoras do desenvolvimento nacional e precisam ser respeitadas e ouvidas”.

E aconteceu no dia 23/8 também em Maceio na SOEA-AL , o 1º Encontro Nacional das Entidades Precursoras do Sistema Confea/Crea. O evento teve a participação das 40 entidades precursoras entre elas a AEAA-AM, que elegeram o eng. civ. Carlos Koyti Nakazima, da Associação Catarinense de Engenharia, como coordenador, e o eng. mec. Moacyr Deschamps Junior, como secretário.

Na Soea, teve também a participação da AEAA-AM  na reunião da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) presidida por Francisco  José Teixeira Coelho Ladaga (PR). os engenheiros civis compartilharam suas demandas com o presidente, o que inclui maior apoio às entidades. “Sugiro que a Abenc escreva uma proposta objetiva descrevendo que tipo de apoio as entidades esperam. Assim podemos apresentar aos presidentes de Creas e analisar a viabilidade.”, explicou Joel. Ladaga reforçou o apoio da entidade : “Estamos dispostos a trabalhar para valorizar a engenharia”.

Entre muitas palestras como; energia renovável, sobre ART, potencialidade do Rio São Francisco, norma de desempenho, acessibilidade, jovens no agronegócio, plataforma BIM, Federação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas, CAR, transição do setor elétrico, apresentação da nova diretoria da Mutua e  reuniões, onde, houve a participação dos membros da comissão da AEAA-AM em conjunto ao CREA AMAZONAS.

Membros da AEAAJR-AM, composta por futuros profissionais e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua participaram  na sala ExpoSoea 1 do 13º Fórum Jovem. Neste ano, o Fórum teve como tema “Você está pronto para a Indústria 4.0?” e, em sua programação dentro da 75ª Soea, contou com duas excelentes palestras.

O encerramento foi ao som de berrante, das canções do Passarim do Jalapão, o cantor e compositor Dorivã, e de “Nós é Jeca, mas é Joia”, do tocantinense Juraildes da Cruz, que o Crea-TO e a prefeitura de Palmas receberam a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, no encerramento da Soea de Maceió, na noite desta sexta (24). A exibição de um vídeo sobre a cidade de Palmas, com as palavras da prefeita Cinthia Ribeiro, marcou o início da última parte da cerimônia de encerramento.    Uma cidade onde a Engenharia se faz presente desde o seu surgimento”, foram alguns dos aspectos lembrados.

Certificados AQUI

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA