Nota de Falecimento

A associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas – AEAA manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do engenheiro civil e conselheiro Kleber Diniz, ocorrido nesta madrugada.

Em nome de todos AMIGOS e profissionais do Sistema, o presidente Teishin Guenka manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor e perda.

Engenheiro civil Kleber Diniz faz Crônica sobre o CEP/CNP 2013.

Palavras no do nosso amigo Kleber Diniz ” tive o privilégio de participar ativamente representando a AEAA, juntamente com membros das demais Entidades de Classe, também participantes do grandioso evento. 

Leia o texto na íntegra aqui!

CRÔNICA/MENSAGEM

“BRASIL AME-O OU DEIXE-O”

Acredite, com esse Slogan que foi amplamente divulgado na década de 70, o Brasil foi o país que mais se desenvolveu por toda a aldeia global. Passamos a ser referência da economia mundial, que por sua vez passou a ver nossa grande e extensa Nação de forma diferenciada, ou seja, país do futuro. Cabe enfatizar que a frase de profundo e significativo efeito só obteve credibilidade entre os brasileiros quando todos vislumbraram que para alcançar o resultado esperado, necessitaríamos da participação de todos, sem exceção. FATO.

“PRA FRENTE BRASIL”

Vejam só: às vésperas da Copa do Mundo de 1970, foi realizado um concurso para escolher uma música alusiva a nossa seleção brasileira, e com objetivo exclusivo de incentivar o povo brasileiro a ser um só coração. (felizmente podemos afirmar que tínhamos na época a melhor seleção de futebol do mundo). Foi aí que o compositor Miguel Gustavo criou esse verdadeiro hino, que foi, e sempre será um grande sucesso, desde que adaptado aos dias atuais. Nota: devemos lembrar que na Copa de 70 a transmissão dos jogos pela televisão passou a ser exibidos ao vivo e a cores.

“SÍMBOLO DA ENGENHARIA”

Minerva: Símbolo que identifica as profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA, com suas insígnias: a lança, o capacete e a égide. É tida na Mitologia greco-romana como uma das principais guerreiras de um longínquo passado utópico. História fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade greco-romana, próprios de um povo, de uma civilização e de uma religião, a mitologia registra que a deusa romana Minerva que os gregos chamam Atena, de onde se origina o nome da atual capital da Grécia nasceu de Júpiter, o deus dos deuses e não teve mãe. Esta relação da deusa com os politécnicos tem, em realidade, correspondência com seus atributos mitológicos. Minerva é deusa guerreira e protetora, mas, ao mesmo tempo, deusa da sabedoria e da reflexão. Ela não vence seus inimigos pela força bruta, mas pelos ardis que inventa, pela astúcia e pela inteligência de seus estratagemas. É a senhora das técnicas, da racionalidade instrumental, a criadora das saídas de engenhosidade. Deusa guerreira, da sabedoria, das atividades práticas, mas também do trabalho artesanal de fiação, do espírito criativo e da vida especulativa, ela reúne aspectos fundamentais à formação do politécnico. A Minerva sintetiza duas dimensões do trabalho do engenheiro: a criação, por um lado, e a execução, por outro.

Após dissertar de maneira bem sucinta os três tópicos acima, conclui que:

Dos profissionais: Somos membros de uma classe que sempre participa da história do nosso país. Ex.: construções, comunicações, transportes, saúde, alimentos, etc.;

Das propostas: Em se tratando de categorias que possam formar opiniões, está passando da hora de termos inserções a nível nacional, através dos meios de comunicação, determinando nossa força e total necessidade para o desenvolvimento sustentável e contemporâneo do Brasil;

Do Poder Legislativo: Finalmente, o nosso símbolo descreve o nosso propósito como um todo.

Será que falta persistência?

“A PERSISTÊNCIA É ESSENCIAL”

O ato de persistir é uma das condições da vitória.Muitas vezes, a vida mede a nossa fé opondo-nos a resistência.Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a elas demonstra fraqueza.Não há na história da humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrável.Somente por meio da “persistência” e do bom ânimo conseguimos tornar realidade nossos mais ousados propósitos.Quando se tem certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais fortes que nós mesmos.Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conhecer tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível. Aliais, “o impossível e o possível que nunca foi tentado”.

Chega quem caminha. Então devemos caminhar com determinação, jamais duvidando da nossa capacidade de vencer. Você pode acreditar que pode. Todos nós, quando bem intencionados, somos merecedores de uma vida nova. E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e vencedora.

Sem esforço não existe vitória.

E lembre-se, um Sistema melhor começa em você.

Texto: do ilustre engenheiro do cinema – “CHARLES CHAPLIN”

Engenheiro civil Kleber dos Santos Diniz – CREA/AM.